17 de dezembro de 2010

Maquetes - Intervenções sobre o volume



Ato 3 - Experimentação de Materiais



O objetivo desse ato foi, a partir do "tétris", experimentarmos diferentes materias no que diz respeito ao corte e ao princípio da colagem. Foi experimentado quadro materias, o hurley, a madeira balsa, o pluma e o material de caixinha de CD. Com cada material foi confeccionado um segmento de cubo.
Modelo de madeira balsa

Modelos com os quatro materiais.
Obs: o modelo em preto é de hurley pintado com tinta PVA.


O modelo feito com caixinha de CD foi colado com cola PVC, o de madeira balsa e o de hurley, com cola de contato e o de pluma, foi colado com cola de isopor.




Meu trabalho juntamente com o trabalho de outros colegas.

Sob pressão.
"Um segundo depois da foto tudo caiu no chão". Os modelos tiveram ferimentos leves, mas passam bem nos seus respectivos Blogs.


Ato 2


Neste ato, depois de experimentarmos com a espuma floral no ato anterior, nos aprofundamos na investigação de cortes mais complexoa, agora utilizando o poliuretano, uma espuma com densidade bem maior o que dificulta um pouco o corte, maspor outro lado deixo o trabalho com um acabamento melhor, visto que não se deforma tanto com o manuseio das mãos ao cortar.
Esse modelo foi comum a todos e foi apelidade de Tétris.


Tétris na posição de encaixe



 

Nesse modelo lancei mão de planos de cortes de 45 graus, o que torna o trabalho com uma complexidade um pouco mairo na hora de fazer os cortes e conseguir separa-los sem estragar o modelo.



Vistas ortogonais e perspectiva do modelo apresentoda nas duas fotos anteriores.


Esse foi o modelo de maior complexidade que atingi, visto que além de ele ter planos de corte de 45 graus, tem também cortes nas suas seis faces, o que gera pontos que dificuntam na hora de separar as peças, visto que, nem sempre é possível chegarmos a esses pontos para cortá-los utilizando apenas os planos de corte propostos no modelo, neste, por exemplo, tive que fazer um corte a mais em uma das faces para conseguir chegar em um ponto bem no centro do cubo que as lâminas não alcançavam quando corriam pelos planos de corte já feitos nas suas seis faces.


Esse modelo tem uma característica que o diferencia de muitos outros, pois é possível chegar a posição de encaixe das peças utilizando seis direções diferentes na hora de encaixá-las.


Peças separadas

Vistas ortográficas e perspectiva do modelo apresentado nas quatro fotos anteriores.


Ato 1 - Experimentação

O modelo que segue representado nas duas próximas fotos é uma espécie de raio x de um cubo. Foi confeccionado com o intuito de auxiliar nos cortes para produzir os trabalhos desse ato e dos próximos dois que seguem.

Ele é feito de palitos de churrasco, cola quente e latex. O modelo auxilia-nos no momento em que colocamos lâminas de papel no seu interior, simulando planos de corte, para termos maior facilidade na hora de cortar com o estilete, tentando evitar erros na hora de cortar.


Neste primeiro ato dessa etapa o proposto foi utilisarmos espuma floral, visto que tem pouca densidade, facilitando, dessa forma, na hora de manusiarmos o estilete para cortá-la.

O objetivo desse ato, assim como o do ato 2, foi de fazermos cortes em cubos fazendo com que ele viesse a se separar em duas peças independentes que, quando unidas novamente tivessem novamente o formato de um cubo, - ou seja, que as peças sejam congruentes.




Posição de encaixe





Nesse modelo lancei mão de cortes curvos, o que complica um pouco o processo, uma vez que a lâmina do estilete tende a cortar de forma reta.

Modelo separado

Posição de encaixe


Disciplina ministrada pelos Professores e Arquitetos Benamy Turkienicz e César Bastos de Mattos Vieira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Os comentários do blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto do post.
- A forma mais simples e rápida é comentar como "anônimo", porém se escolher essa opção favor identificar-se no final do comentário.
- Os comentários não refletem a opinião do autor do blog.
- Abraço a todos que passarem por aqui.