17 de dezembro de 2010

Maquetes - Intervenções com pontos e linhas



ATO 3


O objetivo dessa ato foi de materializar as estruturas, exploradas no Ato2, em arame e solda e apresentá-las em uma base 40cm x 40cm.


Antes de mais nada, para iniciar a construção do modelo de arames, foi preciso fazer o arame, que foi comprado em rolo, ficar reto a fim de melhor poder ser trabalhado para a confecção do modelo proposto. Para isso, ele foi torcido utilizando uma furadeira, como ilustrado na foto acima.



Nas duas últimas fotos está apresentado, em estágio bastante adiantado, a construção do modelo de arames, utilizando, nos nós, solda à base de estanho.
Para que a solda funcionasse de maneira mais eficiente, foi posto, nas partes que foram soldadas, pasta para soldar (pote amarelo na foto). A máscara protetora que utilizei foi por recomendações dos professores, para, dessa forma, evitar possíveis acidentes.
Esse é o resultado da primeira parte da atividade solicitada neste ato, a qual foi proposta em ser feita a partir de módulos compostos por tetraedros, em um primeiro momento, todos regulares.
O modelo foi fixado em uma base de madeira também por meio da mesma solda utilizada no restante. Foi pregado um prego na madeira e em sua cabeça soltado o trabalho. Dessa forma mantevesse uma homogeniedade no tipo de material que deveria ser utilizado na atividade: o metal


Na foto acima e nas próximas três abaixo, foi explorado somente o tamanho do calunga utilizado, dando em cada situação uma proporção diferenciada do modelo para com a figura humana.






É válido observar que, nesse último estudo, o modelo perdeu o caráter de edificação, visto que o calunga utilizado é mais alto que o próprio modelo.


Neste ato foi solicitado também que fosse feito um estudo das diferentes posições que o modelo poderia vir a ter e, nelas, fazer também uma análise da proporção do modelo para com a figura humana lançando mão de calungas. Isso é o que está sendo apresentado nas duas fotos anteriores.



Nessa nova exploração, abriu-se mão da exclusividade em utilizar módulos com tetraedros regulares, a fim de erguer o modelo por meio de pseudospés formados por tetraedros irregulares.
Nas duas fotos anteriores está ilustrado essa exploração a qual, nesse caso, proporcionou ao modelo original mais 10cm de altura além dos 30cm que ele já tinha, dando uma nova proporção do modelo para com a figura humana.

Nas três fotos que seguem, o princípio de exploração foi o mesmo do utilizado nas duas anteriores, com a diferença de que o modelo original ganhou mais 20cm na altura, ao invés de apenas 10cm como no primeiro caso. Com esse aumento ainda maior na altura, foi possível proporcionar mais uma análise na proporção do modelo para com a figura humana, utilizando, novamente, calungas.






ATO 2
Esse ato teve como objetivo desenvolver estruturas espaciais, explorando os conceitos de compressão com pontos e linhas.
Confeccionei o modelo da foto acima com palitos de churrasquinho, os quais foram unidos com cola de pistola de silicone que funcionou como os nós do modelo. A princípio, minha idéia era de fazer um modelo que oferecesse uma maior flexibilidade, deixando peças apenas apoiadas para, se quisesse, em outro momento, poder alterar o modelo original. Depois soube que essa idéia não estava de acordo com a proposta pela atividade, então eliminei as partes que não eram fixas, ficando apenas com o "corpo" totalmente fixado pelos nós de cola de silicone. O resultado obtido segue na foto abaixo.


O trabalho apresentado na foto acima é o módulo utilizado no ato 3, o qual foi reproduzido diversas vezes a fim de confeccionar o trabalho com arames e soldas.

ATO 1
Essa atividade foi quase totalmente realizada em aula e também fotografada em aula tendo em vista a dificuldade de transportar o trabalho. Os modelos ilustrados na foto acima não apresentaram maiores dificuldades de serem feitos.




O que os três modelos anteriores tiveram de fácil, pelo menos pra mim, esse teve de complicado. Primeiro tentei fazê-lo com palitos. No meio da montagem acabaram-se os palitos, então resolvi recomeçar com macarrão, não fui muito longe na remontagem e tudo desmoronou outra vez, acho que, dessa vez, por causa do tamanho das bolinhas de massa de modelar que fiz, ficaram grandes e pesou muito. Resolvi então quebrar os macarrões pela metada para tentar fazer o mesmo trabalho, porém menor. Depois de muito tentar, dessa forma consegui realizar a atividade.




Essa é a minha cara de feliz por ter conseguido!





Disciplina ministrada pelos Professores e Arquitetos Benamy Turkienicz e César Bastos de Mattos Vieira.

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