20 de dezembro de 2010

Comentário Sobre o Texto: MEMÓRIA DESCRITIVA DO PLANO PILOTO DE LÚCIO COSTA - 1957




Mapa Esquemático do Plano Piloto de Brasília


Um pouco de Brasília...




01. Palácio do Planalto
Inaugurado em 21/4/1960, abriga a sede do Poder Executivo, lugar de trabalho do Presidente da República. No primeiro andar estão as salas nobres de audiências e salões de banquetes; no segundo fica o gabinete do Presidente da República; e no terceiro, os gabinetes Civil e Militar. Seu acesso é feito pela famosa rampa. Apresenta troca de guarda a cada 2 horas e todas as sextas-feiras às 17h30, realiza-se a cerimônia de arriamento da bandeira com a presença de bandas e Dragões da Independência.

02. Palácio do Itamaraty
Projeto de Oscar Niemeyer é a sede do Ministério das Relações Exteriores. À sua frente, sobre a água, está o "Meteoro" de mármore que representa os cinco continentes, obra de Bruno Giorgi. Possui jardins internos e salas com obras de arte.

03. Panteão da Pátria
Construído em memória do ex-Presidente Tancredo Neves e aos heróis da Pátria, sua forma sugere uma pomba. No "Salão Vermelho", um painel de Athos Bulcão, e no "Salão Principal", um painel histórico de João Câmara e vitral de Marianne Peretti. Projeto de Oscar Niemeyer.

04. Congresso Nacional
Projetado por Oscar Niemayer é sede do Poder Legislativo. Os blocos em forma de H têm 28 andares e abrigam atividades administrativas. No seu interior, encontra-se vasto acervo cultural e paisagístico. Nas cúpulas se localizam os plenários, a convexa da Câmara dos Deputados e a côncava do Senado Federal. Possui sistema de som que abrange todo o conjunto e possibilita o acompanhamento dos debates realizados nos plenários. Seu acesso é pela rampa do Congresso. Ao redor do edifício principal encontram-se os anexos de cada Casa e o Prodasen.

05. Palácio do Buriti
Projeto de Mauro Jorge Esteves, é sede do Governo do Distrito Federal e abriga o Gabinete do Governador e as Secretarias no edifício anexo. Foi inaugurado em 25/8/1969. Na frente do Palácio pode-se ver a réplica da Loba Romana, em bronze, doada ao Prefeito de Roma, e a escultura "Forma Espacial do Plano", de Ênio Liamini, doada pelo Presidente da Argentina à época, Jorge Rafael Videla.

06.  Palácio da Alvorada11. Centro Poliesportivo Ayrton Senna
Localizado às margens do Lago Paranoá, é a residência oficial do Presidente da República. Suas colunas são o símbolo da cidade, utilizado em seu brasão. Projeto de Oscar Niemayer inaugurado em 30/6/1958. Primeiro prédio de alvenaria de Brasília. À frente do Palácio existem duas esculturas: "As Laras", de Ceschiatti, e "O Rio dos Ritmos", de Maria Martins. Ao lado, uma capela com fachada de Athos Bulcão.

07. Superior Tribunal de Justiça
Setor da Corte de Justiça, Conjunto Arquitetônico idealizado por Oscar Niemayer. Constituído por 6 edifícios. Prédio com alta e evoluída tecnologia. Com curvas sinuosas que dão uma visão mais moderna.

08. Palácio da Justiça – Ministério da Justiça 10. Teatro Nacional Cláudio Santoro
Sede do Ministério da Justiça destaca-se por sua fachada de lajes curvas entre arcos com cascatas artificiais.

09. Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida
Projetada por Oscar Niemayer, foi inaugurada em 31/5/1970. Possui 40 m de altura com 16 arcos de concreto armado circundados por um espelho d’água. A cruz metálica de 12 m de altura no topo foi benzida pelo Papa Paulo VI, doador do altas. Na entrada, os quatro vangelistas: à direita, São João, a esquerda, São Mateus, São Lucas e São Marcos em bronze, medindo 3 m de altura, de Alfredo Cheschiatti. A entrada faz-se por uma área em declive de paredes negras tidas como zona de meditação. O interior é banhado por luz natural filtado pelos vitrais coloridos de Marianne Peretti e lá vê-se a "Anunciação a Maria", de Athos Bulcão, a "Via-Sacra", de Di Cavalcanti, "Os Anjos", de Alfredo Cheschiatti, a primeira réplica de "Pietá", de Michelângelo, feita de mármore e resina doada por Paulo Xavier, abaixo do Altar, réplica do Santo Sudário. Projeto de Oscar Niemayer, tem a forma de uma pirâmide irregular. A fachada é uma composição plástica de cubos e retângulos de autoria de Athos Bulcão. Abriga três salas de espetáculos – Martins Penna (437), Villa Lobos (1307) e Alberto Nepomuceno (95). Localizada no Eixo Monumental Oeste é um dos mais bem equipados complexos arquitetônicos do País, com o Estádio Mané Garrincha, o Ginásio de Esportes Nilson Nélson, pistas de atletismo, o conjunto aquático Cláudio Coutinho, quadras polivalentes, pista de bicicross e o Autódromo Nélson Piquet.

12. Esplanada dos Ministérios 
Localizada no Eixo Monumental Leste, é um conjunto formado por 17 edifícios distribuídos harmoniosamente e com regularidade arquitetônica.

13. Centro de Conveções Ulisses Guimarães
Descrição: Encontra-se fechado para reforma.

14. Torre de Televisão
Projeto de Lúcio Costa, com 224 m de altura em aço. Aos 25 m funciona o Museu Nacional de Gemas; aos 75 m, o mirante de onde se tem uma ampla vista de Brasília. À sua frente encontra-se a escultura "Era espacial" de Alexandre Wakenwit. Diariamente funciona a tradicional Feira dos Artesanatos.

15. Quartel General do Exército
Projeto Arquitetônico de Oscar Niemayer e paisagístico de Burle Marx. É um conjunto de 10 edifícios, uma concha que simboliza o punho da espada de Duque de Caxias e o teatro Pedro Calmon.


Como era Brasília no projeto original de Lúcio Costa




Disciplina de Evolução Urbana ministrada pelo Professor e Arquiteto Gilberto Cabral.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Os comentários do blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto do post.
- A forma mais simples e rápida é comentar como "anônimo", porém se escolher essa opção favor identificar-se no final do comentário.
- Os comentários não refletem a opinião do autor do blog.
- Abraço a todos que passarem por aqui.