17 de dezembro de 2010

LG - Linguagem Gráfica - Desenho à mão livre


A disciplina de Linguagem Gráfica tem como objetivo o registro, interpretação e comunicação de espaços arquitetônicos abertos e fechados, o domínio de croquis perspectivos como meio de raciocínio especulativo e projetual, a experimentação de soluções diferenciadas de situações espaciais e a adequação do desenvolvimento de técnicas e o uso de materiais compatíveis com o desenho de croquis.



Atividade final da disciplina de Linguagem Gráfica II.





A Villa Savoye, maison Savoye ou simplesmente residência Savoye é uma casa projetada na França pelo arquiteto franco-suíço Le Corbusier em 1928, considerada um dos ícones maiores da arquitetura moderna no século XX. Forma com a residência Farnsworth (de Mies van der Rohe) e a Casa da Cascata (de Frank Lloyd Wright) uma tríade de residências paradigmáticas das diferentes tendências da arquitetura moderna que surgiam no início do século.
A residência é responsável por influenciar o pensamento projetual de diversos arquitetos em todo o mundo devido à síntese que faz das idéias pregadas por seu autor com relação à nova arquitetura que sugeria para um século, que segundo o próprio, seria marcado pela máquina, pela razão e pelo progresso. Segundo Le Corbusier, a casa é uma máquina de morar e a Villa Savoye foi projetada seguindo tal idéia de forma plena.
A casa foi pensada como uma residência de veraneio para uma família nos arredores da cidade francesa de Poissy. A Villa expõe em si mesma os cinco pontos da nova arquitetura, propostos na obra teórica de Le Corbusier a respeito da arquitetura moderna. Tais características são:
  1. Planta livre da estrutura. A divisão dos cômodos internos é feita indepentemente da configuração estrutural, de forma que as paredes divisórias não possuem função portante na sustentação do edifício.
  2. Construção sobre pilotis. O pilotis é um sistema, proposto por Corbusier, no qual o térreo das construções fica livre, de forma a transformá-lo em uma extensão do espaço externo e elevando a residência do solo.
  3. Terraço-jardim. Evitando a cobertura tradicional em telhados, Le Corbusier propõe a ocupação das últimas lajes das edificações com jardins, liberando do solo usos particulares.
  4. Fachada livre. A disposição das aberturas na fachada é independente da configuração estrutural do edifício, visto que os pilares e vigas são projetados internamente ao edifício, e não mais junto à fachada.
  5. Janela em fita. Le Corbusier evita a solução tradicional de propor aberturas limitadas, ou muito verticais, buscando iluminação constante e homogênea, da mesma forma que o resultado estético na fachada evita a ornamentação excessiva da arquitetura anterior.
A residência foi relativamente pouco usada por seus proprietários originais, pois foi abandonada quando da ocupação alemã na França, durante a II Guerra Mundial. Ao fim da guerra, a casa permaneceu em um estado de quase ruínas, até que em 1963 foi considerada patrimônio arquitetônico por parte do governo francês. Atualmente, é mantida como uma "casa-museu".

Fotos da Villa Savoye

 _________________________________________________________________



LG II - Desenho à mão livre com dois pontos de fuga e colorido com lápis de cor e nanquim.
________________________________________________________________




 LG II - Desenho à mão livre com dois pontos de fuga e colorido com lápis de cor e nanquim.
________________________________________________________________

 Museu da UFRGS


LG II - Desenho de observação à mão livre com dois pontos de fuga e colorido com lápis de cor e nanquim.

O Museu da UFRGS é um departamento da Universidade Federal do Rio Grande do Sul voltado à atividade museológica dentro das áreas de ciência, tecnologia, história, arte e cultura, e atua em estreita parceria com outros departamentos da universidade, bem como oferece atividades para o grande público. Está localizado no campus central da UFRGS, em Porto Alegre, Brasil.
O museu foi instalado num dos prédios históricos do campus central da UFRGS, onde antigamente funcionava o Laboratório de Curtumes e Tanantes, iniciando suas atividades em 2002.
Seu acervo tem farta iconografia sobre a memória da UFRGS e da cidade de Porto Alegre, apresentada com uso de recursos multimidia. O museu desenvolve intensa programação educativa e pedagógica, com visitas mediadas, seminários e oficinas. Para professores oferece programas de educação continuada e visitas guiadas, e apóia publicações e cursos.
________________________________________________________________




LG I - Desenho à mão livre com um ponto de fuga e colorido com lápis de cor e nanquim.
________________________________________________________________



Atividade final da disciplina de Linguagem Gráfica I.







O pavilhão alemão para a Feira Mundial de 1929 em Barcelona (também conhecido como Pavilhão Barcelona) foi um edifício projetado pelo arquiteto modernista Ludwig Mies van der Rohe. É considerado um marco importante na história da arquitetura moderna, sendo conhecido pela sua geometria depurada e pelo uso inovador e extravagante de materiais tradicionais, tais como o mármore, ou de novos materiais industrializados, como o aço e o vidro.
O pavilhão foi demolido no final da Feira, mas devido à importância que teve para a história da arquitetura e na própria biografia do arquiteto, a Fundação Mies van der Rohe encomendou sua reconstrução, no mesmo local, durante a década de 1980.
A estrutura assenta sobre um grande pódio ao longo de um espelho d'água. Conta com oito pilares de aço, cujo desenho em cruz grega tornou-se célebre na arquitetura moderna, os quais sustentam a cobertura plana do edifício. Como elementos de vedação, verifica-se o uso de cortinas de vidro delimitando os espaços internos e externos e de divisórias baixas de alvenaria no interior. No geral o edifício caracteriza-se pela presença de planos perpendiculares que constróem o espaço tridimensional, a partir de uma configuração volumétrica de formas depuradas, considerada simples e refinada. Tal raciocínio projetual é eventualmente apontado como minimalista, sendo uma referência importante na arquitetura minimalista pós-moderna. O Pavilhão, desta forma, pode ser entendido como uma das mais perfeitas expressões do pensamento projetual de Mies van der Rohe, resumido em sua célebre frase Menos é mais.
Como forma de promover o desenho integral do espaço, segundo uma determinada intenção de projeto bastante rígida, Mies desenhou também aquela que ficou conhecida como Cadeira Barcelona para compor os ambientes deste pavilhão, a qual também é considerada um marco no desenvolvimento do design moderno. Tal cadeira é produzida e comercializada até os dias atuais. Duas dessas cadeiras foram utilizadas como trono para os monarcas espanhóis durante visita à exposição.

Fotos do Pavilhão Barcelona


 _________________________________________________





LG II - Desenho à mão livre com dois pontos de fuga e colorido com lápis de cor, hidrocor e nanquim.
__________________________________________________________________


LG II - Desenho à mão livre com dois pontos de fuga e colorido com lápis de cor, hidrocor e nanquim.
__________________________________________________________________



LG I - Essa atividade teve como objetivo explocar a composição com o uso da cor, exercitar a técnica do lápis de cor e a técnica mista.
 __________________________________________________________________



LG I - Desenho de observação à mão livre com um ponto de fuga. Trata-se do interior da Faculdade de Arquitetura da UFRGS. 
__________________________________________________________________


LG I - Desenho à mão livre de mobiliário com um ponto de fuga. _________________________________________________________________





Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Os comentários do blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto do post.
- A forma mais simples e rápida é comentar como "anônimo", porém se escolher essa opção favor identificar-se no final do comentário.
- Os comentários não refletem a opinião do autor do blog.
- Abraço a todos que passarem por aqui.